terça-feira, 26 de abril de 2011

Toque de Caixa - Histórias do Som




I-Tunes:


BIOGRAFIA : O Toque de Caixa é capricórnio - nasceu com os cantares de janeiras, no ciclo de Natal de 1985. O gosto comum pela música tradicional fez com que os músicos prosseguissem a recriação de novos ambientes sonoros. O moderno e o antigo, são elementos de fusão para uma "Nova Música Tradicional". Todos os intervenientes desta banda acreditam que a música realmente inovadora é praticada por aqueles que reconhecem a profundidade e a complexidade da tradição. Para se saber o caminho em frente é bom não esquecer o caminho que está para trás... o caminho de regresso. O Toque de Caixa tem participado em variados concertos, festivais e encontros musicais, entre os quais se podem destacar, Festival de Música Popular José Afonso (Coimbra) - (considerados pelo júri e imprensa "O melhor e mais original dos grupos presentes...", 1º Festival do Noroeste (Caminha), juntamente com os Milladoiro, Udazkenean Folk 92 (S. Sebastian) e Eco 92, Cimeira do Rio (Lisboa). Vários concertos em França, Espanha e Inglaterra, nomeadamente duas digressões: a 1ª em Agosto de 92. Onde participa nos Festivais de Lincoln, Llangollen, Pontardawe, Garden Festival e European Arts Festival. Concerto no Barbican Centre de Londres e em Outubro do mesmo ano participa no Eurofolkus Festival, juntamente com Maddy Prior, Dave Warbrick, Xuaco Amieva, Kathryn Tikell, entre outros. Concerto no Festival dos Povos da Cantábria e participação nos Encontros da Tradição Europeia. "Um dos trabalhos discográficos mais criativos e mais consistentes da história da música produzida em Portugal".

Informação detalhada:



Intérprete(s)

Toque de Caixa: Abílio (voz, guitarra, teclas, percussões) / Albertina Canastra (acordeão, concertina, teclas, percussões) / Edgar (percussão) Emanuel (violino, bandolim, acordeão, concertina, teclas, percussão e voz) / Horácio (guitarra, viola braguesa e percussões / Luís Viegas (voz e percussão) / Miguel Teixeira (guitarra, viola braguesa, rajão, quatro, ocarina, percussões e voz) / Tereza Paiva (gaita de foles, flautas e percussão)


Compositor(es)

Miguel Teixeira / Emanuel Sousa / Albertina Canastra / Ferrer Leandro / Tradicionais de diversas regiões de Portugal


Obra(s)
Encosta do silêncio / Agora baixou o sol-Alvorada / Lama grande / Largo do Ouro / Tirana / Capatinho rebatido / Sra. Sant\'Ana / Valsinha da canastra / À saída do carro / Aula de música / Fantasia minhota / Passeio no entrudo / Encontro / 0 amigo vagabundo / Música do bombo.



Ref.: NUM_1018




Sem comentários:

Enviar um comentário