quinta-feira, 28 de abril de 2011

PEDRO RODRIGUES - Classical Guitar


I-Tunes:


Editado pela Numérica, este trabalho apresenta-nos obras de Bach, Handel, Marcello e Vivaldi, adaptadas para guitarra clássica pelo intérprete Pedro Rodrigues.

Informação detalhada:


J. S. BACH - G. F. HANDEL - A. MARCELLO - A. VIVALDI

PEDRO RODRIGUES


Pedro Rodrigues nasceu a 5 de Março de 1980 em Coimbra, Portugal. Começou os seus estudos musicais com 5 anos de idade e o estudo da guitarra clássica com 9 anos na Escola de Música do "Orfeão de Leiria" com o Prof. José Mesquita Lopes. Obtém por duas vezes o 1º Prémio no Concurso "os Melhores Alunos da E.M.O.L." em 1997 e 1998. Termina o seu curso nesta escola em 1998 com a qualificação máxima como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 1998-1999, trabalha com o Prof. António Gonçalves na Escola Superior de Música de Lisboa e no ano seguinte começa a estudar com o Mestre Alberto Ponce no C.N.R. La Courneuve/Aubervilliers em França, onde obtém o 1ºPrémio com a unanimidade do júri em guitarra (1º nomeado) e o 1ºPrémio com a unanimidade e felicitações do júri em Música de Câmara (1º nomeado). Em 2000-2001, sempre com a orientação de Alberto Ponce, segue para a École Normale de Musique de Paris, onde recebe o Diploma Superior de Execução com a unanimidade do júri (1º nomeado) e também o Diploma Superior de Concertista de Música de Câmara (classe de Chantal de Buchy). Em 2001-2002 recebe o Diploma Superior de Concertista de Guitarra, este com a unanimidade e felicitações do júri.

Pedro Rodrigues participou em masterclasses com Alberto Ponce, David Russell, Leo Brouwer e Costas Cotsiolis e ganhou vários prémios em concursos como Juventude Musical Portuguesa-Lisboa, Prémio Jovens Músicos-Lisboa, Masters de la Guitare-Paris, Concorso Sor-Roma, Concorso Zinetti-Verona, Artist’s International Award Auditions – New York. Tem-se apresentado como solista, com formações de música de câmara ou com orquestra em festivais de música de vários países incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Luxemburgo, Alemanha, África do Sul, Porto-Rico e Estados Unidos da América, onde é igualmente convidado a realizar Master-Classes em Conservatórios e Universidades. Apareceu em salas como Salle Cortot – Paris, Endler Hall – Cape Town e em Novembro de 2004 teve o seu New York Recital Debut no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall. 

Lançou em 2002 o CD “L’Histoire du Tango” e em 2004 o CD “New Guitar Music by Alberto Rodriguez Ortiz” com as editoras JNS Music e Nuova Venezia respectivamente.

As suas transcrições e edições são publicadas pela editora Mel Bay Publications, Inc.


Ref.: NUM 1132



Sem comentários:

Enviar um comentário