sexta-feira, 29 de abril de 2011

ROBERT ALEXANDER SCHUMANN


NUNO PINTO - CLARINETE / ELSA SILVA - PIANO



I-Tunes:


Schumann 1849


Este CD é inteiramente preenchido com obras que Robert Schumann (Zwickau 1810 – Endenich 1856) compôs no ano de 1849. 

Verdadeiro paradigma do espírito romântico, a música deste compositor reflecte o estilo, as tendências e as contradições decorrentes da época e o seu próprio percurso vivencial. 
Pianista promissor, Schumann vê a sua carreira terminar precocemente, no ano de 1832, devido a uma lesão num dedo. É então que se dedica à crítica musical. Funda, dois anos depois, a liga de David, considerada adversária dos filisteus da Arte, e o jornal Neue Zeitschrift für Musik. As personagens Florestan (de ego impetuoso), Eusebius (de carácter contemplativo) e Raro (mestre sábio e amadurecido) povoam a sua escrita, não só literária como também musical.
Inicia-se na composição em 1839 com obras para piano. Essa experiência criativa alarga-se posteriormente à música de câmara, às formações orquestrais e vocais. Os ciclos de canções são um dos expoentes máximos de seu legado composicional.
Em 1840, concretiza finalmente o tão ansiado matrimónio com Clara Wieck, seguindo-se um período de grande produção de música vocal da qual se destacam os famosos ciclos Frauenliebe und Leben, Opus 42 e Dichterliebe, Opus 48. 
O ano de 1849 foi talvez o ano de maior criação de Robert Schumann, durante o qual o compositor compôs mais de 30 novas obras. Como o próprio reconhece em carta ao seu amigo Ferdinand Hiller, compositor e maestro alemão: “ (…) as tempestades fazem o Homem centrar-se em si mesmo, e eu encontrei no trabalho um consolo para os terríveis acontecimentos exteriores (…)”. Neste período o compositor explora um novo universo sonoro: o duo de piano, sobretudo com instrumentos de sopro, deixando em alguns deles aberta a possibilidade de execução em instrumentos de corda. 
De entre as obras que Schumann compôs em 1849 podemos encontrar neste CD Drei Romanzen Op. 94 produzidas entre 7 e 12 de Dezembro para oboé (violino, clarinete ou violoncelo) e piano, Fünf Stücke im Volkston Op. 102, escrita originalmente para violoncelo e piano durante o mês de Abril, Adagio und Allegro Op. 70, originalmente chamada Romanze und Allegro, criada a 14 de Fevereiro para trompa (violino ou violoncelo) e piano, e por fim Fantasiestücke Op. 73 para clarinete (violino ou violoncelo) e piano, escrita entre 11 e 12 de Fevereiro e originalmente intitulada Drei Soiréestücke, aludindo aos longos serões de música de câmara do casal Schumann com os amigos da Orquestra da Corte de Dresden.
Se em duas destas obras o compositor não previu expressamente a opção do clarinete, também não é menos verdade que a abertura que Schumann tinha em relação à possibilidade de uma mesma obra ser tocada por vários instrumentos, assim como a natureza da própria escrita, podem perfeitamente justificar uma versão para um instrumento tão versátil.



Nuno Pinto

Elsa Silva


Informação detalhada:


3 Romanzen Op. 94
Fünf Stücke im Volkston Op. 102 
Adagio und Allegro Op.70
Fantasiestücke Op. 73 


3 Romanzen Op. 94 

1 Nicht schnell 03’56’’
2 Einfach, innig 04’40’’
3 Nicht schnell 05’07’’




Fünf Stücke im Volkston Op. 102 

4 Mit Humor 03’29’’
5 Langsam 04’25’’
6 Nicht schnell, mit viel Ton zu spielen 04’38’’
7 Nicht zu rasch 02’31’’
8 Stark und markiert 03’11’’




Adagio und Allegro Op.70 

9 Langsam, mit innigem Ausdruck 04’08’’
10 Rasch und feuring 05’48’’




Fantasiestücke Op. 73 

11 Zart un mit Ausdruck 03’39’’
12 Lebhaft, leicht 03’41’’
13 Rasch un mit Feuer 04’16’’



TOTAL: 53’22’’




Nuno Pinto – clarinete

Elsa Silva – piano 



Nuno Pinto e Elsa Silva pertencem a uma nova geração de músicos portugueses com provas dadas de capacidade, competência e versatilidade. Com uma já vasta experiência em inúmeros concertos enquanto solistas ou integrando vários grupos de câmara e de música contemporânea, estes dois instrumentistas pretendem, com este projecto, dar visibilidade a uma cumplicidade musical com vários anos.

Tendo estudado juntos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto, a sua experiência musical comum prolongou-se em vários grupos, onde se destacam OrchestrUtopica, dedicado à música contemporânea e Camerata Senza Misura, grupo de câmara com repertório misto que combina nos seus programas repertório desde o período clássico até aos nossos dias.
Por outro lado, este duo tem acumulado experiência na classe de clarinete da ESMAE, onde Nuno Pinto é professor do instrumento desde 1997 e Elsa Silva pianista acompanhadora da classe desde 2004.
O seu repertório é abrangente, onde se incluem algumas das obras mais significativas para esta formação desde o período clássico até aos nossos dias. Não obstante a grande quantidade de obras existentes para clarinete e piano, Nuno Pinto e Elsa Silva, procuram expandir horizontes desafiando compositores actuais a escrever para o duo e adaptando obras originalmente escritas para outros instrumentos, enriquecendo, assim, o seu repertório com compositores e estilos que, de outra forma, não se ouviriam nestes instrumentos. Os seus programas são construídos de forma criativa e pedagógica, nunca esquecendo o ponto de vista do público e do espectáculo.


Ref.: NUM_1195


Sem comentários:

Enviar um comentário