quinta-feira, 28 de abril de 2011

EBORAE MVSICA - Coro Polifónico


I-Tunes:


Coro Polifónico “Eborae Mvsica”


Esta edição produzida pela Numérica em cooperação com a Associação Musical Eboræ Musica, apresenta-nos o Coro Polifónico EBORÆ MVSICA, dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira, interpretando obras de três Polifonistas da Escola de Música da Sé de Évora (Séc’s XVI e XVII): Frei Manuel Cardoso, Francisco Martins e Diogo Dias Melgaz.


Informação detalhada:


Coro Polifónico “Eborae Mvsica”


Em Setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes” fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica”. 
Este Coro tem realizado diversas actuações, no País e no Estrangeiro, ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séculos, XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas com grande realce para o séc. XX.
Gravou o seu primeiro CD, exclusivamente dedicado à polifonia da Escola de Música da Sé de Évora, com a participação de Antoine Sibertin Blanc e grupo de Pedro Caldeira Cabral, sob a direcção do Maestro Francisco d’Orey, em Novembro de 1996, no âmbito das comemorações do 10º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade. Gravou, ainda, para a colectânea “Os Melhores Coros da Região” e para o programa “Acontece”, da RTP2.
Nas deslocações internacionais destacam-se a participação na “Europália 91”, na Bélgica; na Oficina “Escola de Música da Sé de Évora” em Kosice, Eslováquia, a convite do Coro da Universidade Técnica de Kosice que participara nas II Jornadas sobre esta temática, providas pela Associação Eborae Mvsica, em Évora, em 1999; no XVI Festival Internacional “Encontro com a Polifonia”, em Giarre, Sicília,Itália, em 2001; na Dinamarca, em 2002 em intercâmbio com o Coro de Roskilde, no âmbito da Rede MECINE; no 22º Festival Internacional de Coros e 10º Concurso Internacional de Música Sacra, de Preveza, Grécia, tendo sido classificado em 3º lugar obtendo a medalha de bronze (2004).


Ref.: NUM 1130



Sem comentários:

Enviar um comentário