sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORQUESTRA RAÍZES IBÉRICA / QUARTETO LYRA

Loja on-line: NUM 1152

Quarteto de Cordas / JED BARAHAL - Violoncelo
LUIGI BOCCHERINI - JOLY BRAGA SANTOS - LUIZ DE FREITAS BRANCO

LUIGI BOCCHERINI - JOLY BRAGA SANTOS - LUIZ DE FREITAS BRANCO
Orquestra Raízes Ibéricas - Direcção: Maestro José Atalaya

Quarteto Lyra - Quarteto de cordas
Jed Barahal - Violoncelo


Esta nova edição Numérica interpretada pela Orquestra Raízes Ibéricas, Quarteto Lyra e o violoncelista Jed Barahal, reune obras de Luigi Boccherini, Joly Braga Santos e Luiz de Freitas Branco e conta com a Produção Executiva do Maestro José Atalaya, que neste cd nos apresenta um guia de audição que acompanha o ouviste com explicações sobre as peças. O cd encontra-se dividido em 60 faixas, possibilitando ao ouvinte encontrar o local exacto mencionado no guia de audição.

Luigi Boccherini
Concerto Nº2 em ré maior
para violoncelo e orquestra
1/9 Allegro 06’10’’
10 Adágio 04’37’’
11 Allegro 04’27’’

Joly Braga Santos
12/23 Adagio non troppo do “Concerto em ré
para orquestra de cordas, Opus 17” 06’30’’

Luiz de Freitas Branco
24/35 Adagio para cordas 07’18’’
(transcrição orquestral do “Lento” do quarteto de cordas)
Quarteto de cordas
36/42 Moderato - piú animato 03’24’’
43/46 Vivo 02’55’’
47 Lento 07’47’’
48/60 Animato 11’56’’

Total: 55’31’’


Informação detalhada:

ORQUESTRA ATALAYA - RAÍZES IBÉRICAS
Esta orquestra tem como principal objectivo valorizar as actividades do Festival Raízes Ibéricas iniciado em 2001 e que, nos primeiros dois anos de actividade, realizou mais de 120 espectáculos em cerca de 20 localidades com apoios autárquicos e do Ministério da Cultura. Pretende valorizar e difundir (sobretudo em disco) a música e os músicos portugueses, colocando autores e intérpretes, tanto no palco como nos registos em CD e DVD, lado a lado, em contrapontos de qualidade, com as vozes de outras grandes figuras universais. 

No primeiro disco, em 2004, dedicado ao setecentismo orquestral, estão presentes Carlos Seixas e Sousa Carvalho em confronto directo com obras-primas de Bach e Mozart. Afirmação corajosa das capacidades do génio ibérico sem pretender estabelecer graus comparativos entre os quatro compositores, apenas tornando evidente que a sua convivência,
em palco e em disco, pode proporcionar horas de prazer estético sem soluções de continuidade. 
O seu fundador, José Atalaya, de nacionalidade portuguesa (com ascendência espanhola pelo lado materno) nasceu em Lisboa em 8 de Dezembro de 1927. Foi discípulo de Luís de Freitas Branco. Estudou direcção de orquestra em Espanha, França, Alemanha e Itália com Igor Markevitch, Hans Svarowski, Felix Prohaska e Piero Bellugi. Pretende retomar com este novo agrupamento o seu ideário triangular iniciado em 1951 na Emissora Nacional, prosseguindo com a criação (1966) da Orquestra Clássica IMAVE, do Ministério da Educação – especialmente vocacionada para criar novos públicos. Dirigirá ainda entre outras a orquestra “Philharmonia de Londres”, num festival “Beethoven”.



QUARTETO LYRA
Richard Tomes e Suzana Lidegran - violinos
David Wyn Lloyd - viola d’arco Jed Barahal - violoncelo

Os elementos do Quarteto Lyra têm uma vasta experiência performativa de vários anos em Portugal. Todos tocaram na Orquestra do Porto, três d’eles foram membros fundadores do orquestra original e dois foram chefes de naipe na mesma orquestra. Cada um agora têm a sua própria carreira como solista. Individualmente, e juntos eles têm executado inúmeros recitais a solo e de música de câmara nas salas mais destacadas do País, especialmente da cidade e na região do Porto, como no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Coliseu do Porto, no Teatro Rivoli no Porto, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos, na Casa da Música, Porto, e no grande auditório do Europarque, em Santa Maria da Feira.

Richard Tomes - Violino
Richard estudou violino e composição no Trinity College of Music, Londres, entre 1980 e 1985, e individualmente com Emmanuel Hurwitz do Melos Ensemble. Durante oito anos, trabalhou como violinista independente/freelance em Londres. Tocou, entre outros, com a Philharmonia Orchestra de Londres, a Royal Philharmonic Orchestra, e a BBC Concert Orchestra. Vive em Portugal desde 1993, trabalhando como solista, compositor, e professor na Academia de Música de S. João da Madeira.

Suzanna Lidegran - Violino
Violinista diplomada pelo Conservatório Real de Música da Dinamarca, Copenhaga. Veio, em 1989, para Portugal para integrar a então criada Orquestra do Porto Régie Cooperativa Sinfonia. Destaca o trabalho desenvolvido junto dos compositores Cândido Lima, Emmanuel Nunes e Salvatore Sciarrino, entre outros, na preparação da execução de obras para violino solo destes compositores. Tem desenvolvido uma intensa actividade artístico-educativa no ensino de Violino, antigamente na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, e actualmente no Conservatório de Música do Porto.

David Wyn Lloyd - Viola d’arco
David iniciou os estudos superiores no Royal College of Music, Londres. Prosseguiu os seus estudos com Peter Schidlof, do Quarteto Amadeus. Desenvolveu de seguida uma carreira profissional intensa, tocando com as principais orquestras de Londres. Veio para Portugal como solista do naipe de violas da Orquestra do Porto, iniciando depois uma actividade lectiva em várias escolas profissionais, como a Artave. Actualmente é professor do violino, violeta e música de câmara na Universidade de Aveiro.

Jed Barahal - Violoncelo
Concertista com mais de 25 anos de carreira, é mestre em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova York. Foi violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, (Brasil) Orquestra do Capitólio de Toulouse, e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros. Nas suas actuações em Portugal, Estados Unidos, Brasil e outros países, registam-se dezenas de concertos a solo com orquestra e música de câmara nas mais variadas formações. É professor da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto desde 1993.


Ref.: NUM 1152




Sem comentários:

Enviar um comentário