terça-feira, 26 de abril de 2011

LUSÍADAS - LUSÍADAS




I-Tunes:


O grupo “OS LUSÍADAS” pretende ter uma grande coerência e estabilidade no tocante aos seus objectivos.

Tendo elementos oriundos de várias zonas do país conseguiu alguma representatividade nacional. A sua imagem e atitude são orientadas no sentido de valorizar a essência lusitana no mundo e, de uma forma mais lata, a afirmação de toda uma cultura latina. A forma de estar em palco e o visual (traje, instrumentos, etc.) pretendem ser o espelho de isso mesmo.
O repertório é abrangente, pois muito embora em larga escala valendo-se da música portuguesa, que julgamos intemporal, tem incursões pela nossa vizinha Espanha e pela América Latina de uma forma geral, não vedando a hipótese de, a qualquer momento, nos reservar uma surpresa de cantar crioulo ou qualquer outro idioma desse vasto Portugal espalhado pelos quatro cantos do mundo.



1 - Barco Negro – Um tema de David Mourão-Ferreira, Piratini e Caco Velho quase obrigatório da alma Lusitana, celebrizado pela mulher que mais ofereceu Portugal...Amália Rodrigues!


2 - Procissão – Tema de António Lopes Ribeiro com arranjo muito próprio e que se torna, por si só, uma “pièce de résistance” em qualquer espectáculo do grupo. 

A Banda – Tema por demais conhecido de uma das nossas referências, Chico Buarque.

3 - Pomba Branca - Quem pode não conhecer este tema, que o grupo insistiu em interpretar, de forma muito própria, de Max e Vasco de Lima Couto?

4 - Namoro – Um arranjo ritmado do tema de Viriato da Cruz e Fausto que entendemos espelhar bem a atitude do grupo e a sua procura.

5 - Palmero sube a la palma - (Popular) Marinera peruana.

6 - Nuvem – Na tentativa de incluir temas abrangentes deste nosso Portugal recolhemos este no cancioneiro popular Alentejano.

7 - Trevo de quatro folhas – Tema de Mort Dixon e Harry Woods (I’m looking over a four leaf clover - versão Nilo Sérgio) que harmonizamos, explorando outras sonoridades dos nossos irmãos do Brasil.

8 - À que volver – Um dos temas de Marta Mendicute e Eduardo Falú que fomos buscar às nossas referências latinas como “Los Sabandeños“ ou “Los Tucu Tucu”.

9 - Oração - António Calvário tornou este tema, de Francisco Nicholson, R. Bracinha e João Nobre, eterno aquando do primeiro festival da Eurovisão.

10 - Estampa Cumanesa – Inspirado no arranjo de “Los Sabandeños” incluímos este tema de folkore Venezuelano e J.A.López (Medley das musicas Polo Margariteño e Alma Cumanesa)

11 - Adeus Korchó Vellu Paulo - Popular Goesa


Ref.: NUM 1117




Sem comentários:

Enviar um comentário