quinta-feira, 28 de abril de 2011

BACH Solo Cello - Suites I-II-III




I-Tunes:


Este Cd produzido pela Numérica, por encomenda da Câmara Municipal do Porto, apresenta as Suites Nº I – II - III para violoncelo do compositor J. Sebastian Bach, interpretadas pelo violoncelista José Pereira de Sousa. O intérprete usa nesta gravação o famoso violoncello Montagnana, que pertenceu à violoncelista Portuguesa Guilhermina Suggia.


J. S. Bach 

SUITE I

em sol Maior | 20’42’’



SUITE II

em Ré menor | 22’41’’



SUITE III

Em Dó maior | 27’47’’


Informação detalhada:


José Pereira de Sousa – violoncelo


Concluiu o curso superior de violoncelo em 1986 no Conservatório de Música do Porto, com a classificação máxima.
Desde 1982 tem recebido vários prémios nomeadamente o Prémio Gulbenkian, Prémio Fundação Eng. António de Almeida, Prémio Guilhermina Suggia, entre outros.
Frequentou Master classes de violoncelo com os professores: Charles Medlan, Luis Legia e Paul Tortelier; e música de câmara com Albert Lysi e Maurice Raskin.
Como solista apresentou-se com as orquestras: R.D.P. (Porto e Lisboa), Camerata do Porto, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra Nacional do Porto e Camerata de Manchester; sob direcção dos Maestros: Ivo Cruz, Augusto Pereira de Sousa, Erold Erdinc, Omri Hadari, entre outros.
Foi violoncelista solista das orquestras: Camerata do Porto, Regie Sinfonia, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Juvenil Grega, Orquestra do Festival de Les Arcs, Orquestra das Comunidades Europeias e Orquestra Mundial.
Vem desenvolvendo uma intensa actividade como solista em música de câmara, nomeadamente com o Quarteto Suggia, Kora Ensemble, Quarteto Mosaico e o agrupamento Solistas do Porto, do qual é Director Artístico.
Conta já com diversas gravações para a R.D.P., R.T.P. e discográfica Numérica.
Teve o prazer de realizar algumas 1as audições de obras de autores Portugueses de que é exemplo a Sonatina de Claudio Carneyro (obra esta publicada com a sua revisão).
Além de uma colaboração regular com as mais destacadas organizações de concertos nacionais, é também frequentemente convidado a actuar no estrangeiro nomeadamente em França, Alemanha, Itália, Malta e Brazil.
Orienta diversos cursos de violoncelo e de pedagogia do violoncelo em Portugal e no Brazil.
Actualmente é primeiro violoncelo da Orquestra Nacional do Porto, Director Artístico da Orquestra de Câmara Jean Piaget, professor de violoncelo e música de câmara e coordenador de Mestrado em violoncelo na Universidade de Aveiro.
Faz-se ouvir com os violoncelos “Cavalieri” e “Montagnana” que pertenceram à insigne violoncelista Guilhermina Suggia.


Ref.: NUM 1134


Sem comentários:

Enviar um comentário