Vilancicos do século XVI
canções ibéricas ao Menino e à Virgem
IL DOLCIMELO - grupo de música antiga
Ana Bela Covão, Margarida de Moura sopranos
Conceição Martinho, Carmo Burnay contraltos
Rui Aleixo, Pedro Costa tenores
Tiago Mota baixo
Carla Abreu, Sara Ponte, Sofia Barreira, Francisco Gonçalves flautas
João Mateus corneto
Diana Matos alaúde
Sofia Barreira viola de arco
Manuela Oliveira viola da gamba
Hélder Rodrigues sacabuxa
Ana Bela Covão, Margarida de Moura, Luisa Amado, Carmo Burnay, Pedro Costa, Pedro Nunes, Manuel Branco, José Pedro Castanheira, Tiago Mota coro
Isabel Monteiro flauta e direcção
Informação detalhada:
Vilancicos do século XVI canções ibéricas ao Menino e à Virgem Passaram nove meses desde que um anjo anunciou à jovem Maria que fora escolhida para gerar o filho de Deus. No meio da escuridão da noite uma mãe embala o filho recem-nascido, ignorando ainda que um grupo de pastores se aproxima, numa alegre e sonora caminhada, para visitá-los. Três magos viajam também em direcção ao presépio, seguindo uma estrela que os guia desde o oriente. Tal como tinha sido anunciado, o Menino encontra-se deitado numa manjedoura, envolto em panos, e um coro de anjos louva o seu nascimento, cantando. Este programa integra um repertório único, de temática natalícia, que faz uma abordagem do Nascimento e da Maternidade como nunca anteriormente na história da música ocidental – nomeadamente pelo uso de línguas como o português, o castelhano e o catalão, em vez do habitual latim – mas também pelo encanto e simplicidade com que tal tema é transposto para a música. É uma visão terrena do assunto divino – sem contrariar a matriz cristã que lhe está na origem – remetendo para o espírito humanista que percorre o século XVI. Um primeiro conjunto de canções – introduzidas por uma ‘Anunciação’ extraída de um auto de Gil Vicente – refere de diversas formas o nascimento de uma criança especial, envolta em ternura e afecto, acontecimento que é comentado geralmente pelas vozes de pastores e outras personagens populares. Através das canções recriava-se a narrativa bíblica, acessível às camadas da população menos letradas, tal como se representavam os passos da Natividade que deram origem ao Presépio. Um outro grupo de peças, particularmente devotadas à Virgem, alude frequentemente ao nascimento do seu filho, mas também às suas excepcionais qualidades femininas, nomeadamente exaltando a sua beleza e formosura. Gil Vicente chama-lhe ‘graciosa’ e ‘divina rosa’ e refere que ‘lírios, flores y rosas’ procuram igualá-la, resumindo muito do que os compositores afirmam com as suas obras musicais. Os instrumentos utilizados neste repertório são alguns dos mais referidos nas fontes portuguesas da época – flautas, corneta, sacabuxa, alaúde e violas – estando igualmente bem referenciados nos tratados e na iconografia do século XVI. 01’18’’ 2 Prólogo - Embalo, Tradicional Português 02’21’’ 3 No la devemos dormir - Cancioneiro de Uppsala 02’01’’ 4 Los Reyes siguen la estrella - Francisco Guerrero 01’12’’ 5 A los maytines era - Cancioneiro da Colombina 02’14’’ 6 Riu riu chiu - Cancioneiro de Uppsala 02’14’’ 7 Dalha den cima del cielo - Cancioneiro de Paris 01’34’’ 8 Qué bonito niño chiquito - Cancioneiro da Colombina 01’04’’ 9 Dadme albricias - Cancioneiro de Uppsala 01’13’’ 10 Tu me digas alma mia - Cancioneiro de Paris 02’27’’ 11 Quiso nuestro Dios eterno - Cancioneiro de Lisboa 01’32’’ 12 Verbum caro factum est - Cancioneiro de Uppsala 00’28’’ 13 Louvor da Virgem - Excerto de Auto da Sibila Cassandra, Gil Vicente 02’11’’ 14 Ay Santa Marya - Cancioneiros de Palácio / Paris / Colombina 01’47’’ 15 De la Virgen - Atr. António de Cabezón 02’25’’ 16 Vos Virgen sois nostra madre - Cancioneiros de Lisboa / Uppsala 01’35’’ 17 Virgen dina de honor - Cancioneiro da Colombina 01’25’’ 18 Ya no quiero tener fe - Juan del Encina 01’58’’ 19 Senhora del mundo - Cancioneiro de Paris 01’51’’ 20 E la don don Verges Maria - Cancioneiro de Uppsala 02’14’’ 21 Dulcíssima Maria - Cancioneiro de Medinaceli 01’44’’ 22 Virgen bendita sin par - Cancioneiro de Palácio Ref.: NUM 1161 |
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