sexta-feira, 29 de abril de 2011

MÚSICA PORTUGUESA PARA UM QUARTETO



I-Tunes:


A Numérica acaba de lançar um novo título: “Musica Portuguesa Para Um Quarteto”. 

Este CD apresenta uma gravação em estreia mundial do Quarteto de Cordas Op. 148, de António Victorino de Almeida, bem como o primeiro registo discográfico desde 1966, de duas obras de Fernando Lopes-Graça, tocadas por um um quarteto português: a Suite Rústica Nº2 e Quatorze Anotações. Este título marca também a estreia do recém formado Quarteto Lopes-Graça, composto por músicos do Conservatório Nacional de Lisboa. A experiência e mestria destes músicos, e o relacionamento próximo com ambos os compositores (Luís Cunha trabalhou com Lopes-Graça e o Quarteto de António Victorino de Almeida foi escrito expressamente para este grupo), potencia as enérgicas e esclarecidas interpretações, com uma invulgar compreensão da riqueza expressiva do reportório. 

Ficha Técnica: Violinos: Luís Pacheco Cunha, Anne Victorino d’Almeida. Viola: Isabel Pimentel. Violencelo: Catherine Strynckx. Supervisão artística: Quarteto Lopes-Graça e Fredrick Gifford.


Informação detalhada:


MÚSICA PORTUGUESA PARA UM QUARTETO


Quarteto Lopes-Graça


VIOLINOS

LUÍS PACHECO CUNHA

ANNE VICTORINO D’ALMEIDA

VIOLA
ISABEL PIMENTEL 

VIOLONCELO
CATHERINE STRYNCKX 

António VICTORINO D’ ALMEIDA

Quarteto, op. 148 (2007)*
1. Andantino non troppo 06’28’’
2. Scherzo – Allegro non troppo 08’31’’
3. Allegro 03’54’’
4. Allegro assai 06’25’’

* Obra dedicada ao Quarteto Lopes-Graça
* Work dedicated to the Lopes-Graça Quartet

Fernando LOPES-GRAÇA

5/18. Catorze Anotações (1966) 08’32’’
14 Annotations

Suite Rústica nº 2 (1966)
Sobre cantos e danças tradicionais portuguesas
On Portuguese songs and dances
19. Melancólico 02’03’’
20. Danzante 02’46’’
21. Scherzoso 01’20’’
22. In modo di ninna nanna 02’45’’
23. Gaio 02’11’’
Total 44’55’’

QUARTETO LOPES-GRAÇA
Este Quarteto, criado no âmbito da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa) é constituído por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, professores daquela instituição. Este projecto pretende dotar o Conservatório, à imagem de muitos dos seus congéneres no mundo, de um grupo de referência na área das cordas, com condições para desenvolver um trabalho permanente com output aos níveis da formação especializada em música de câmara (master-classes de quarteto) e da promoção da escola, no país e estrangeiro.
Este agrupamento actuou nas mais recentes edições da Festa da Música no Centro Cultural de Belém (2005, 2006) e nos Dias da Música 2008, na Temporada Em Busca de um Salão Perdido, no Salão Nobre do Conservatório, no Festival de Música de Paços de Brandão, no Centro de Artes de Belgais, no Teatro D. Maria II (por ocasião do aniversário de Lopes–Graça), no Festival de Évora (Música nos Claustros), no primeiro aniversário do Centro Artístico de Braço de Prata. Foi recentemente contemplado com um subsídio do IA (Ministério da Cultura), ao abrigo do qual realizou 12 concertos em vários pontos do país. Deslocou-se a Andorra, em Dezembro último, com um programa vocacionado para a divulgação da cultura portuguesa naquele Principado.
Tem dedicado uma especial atenção às obras de compositores portugueses, havendo já realizado várias primeiras audições.
Este seu primeiro projecto discográfico – um CD com obras de Fernando Lopes-Graça e António Victorino d’Almeida – consubstancia aquele que vem sendo o projecto e a missão do Quarteto: a divulgação da obra de compositores nacionais. 


Ref.: NUM 1182



Sem comentários:

Enviar um comentário