quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coro da Sé Catedral do Porto - UM NATAL PORTUGUÊS



I-Tunes:

"UM NATAL PORTUGUÊS"

de Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente, Eugénio Amorim

Osvaldo Ferreira - Maestro

Sílvia Correia Mateus, soprano | Coro da Sé Catedral do Porto | Octeto de Flautas de bisel | Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim.


Informação detalhda:

"UM NATAL PORTUGUÊS\"

de Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente, Eugénio Amorim

Osvaldo Ferreira - Maestro
Sílvia Correia Mateus, soprano | Coro da Sé Catedral do Porto | Octeto de Flautas de bisel | Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim


Esta obra é o resultado de uma ideia feliz: celebrar o Natal a partir de canções da nossa tradição popular. Tal foi o desafio lançado pelo Coro da Sé Catedral do Porto, em 2001, a um quarteto de compositores portuenses, desde há anos empenhados, a vários títulos, na vida musical da cidade.

Na sua caleidoscópica sucessão de melodias, esta peça assume-se como um alargado fresco onde se afirma a pluralidade de gestos e olhares com que o nosso povo se debruça sobre o presépio. São melodias que muitos reconhecem, certamente: de Trás-os-Montes ao Alentejo, do Minho às Beiras, ou de passagem por Arouca. Na sua linguagem ora crua ora subtil, mas sempre festiva e maravilhada, encontramos algumas das mais saborosas expressões da nossa rica tradição popular.
Situada num território comum, onde se cruzam o popular e o erudito, e onde os mais genuínos impulsos da criação se confrontam com os sons que todos reconhecemos, esta peça assume tais compromissos sem nostalgias ou constrangimentos. Adoptando processos e técnicas através dos quais se pretende recriar o ambiente singular de cada uma destas belas melodias, amplificando e expandindo de diversos modos as suas originárias expressões, para esta peça se procurou um registo onde todos se possam encontrar.
São quatro os seus compositores e outros tantos os modos de ver. Mas, pese embora a variedade das expressões, preferiríamos entendê-la como uma peça única, em quatro “andamentos” diferentes, onde cada um procurou encontrar, da forma que melhor soube e pôde, a tradução coral-sinfónica destas singelas melodias populares. O menino, de que todas elas falam, é a eterna promessa do novo, da utopia: “Enquanto um menino nascer, há lugar para toda a esperança”.

Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim


Carlos Azevedo
1. Foi na noite de Natal (Coro)
Ó da casa, nobre gente (Coro)
Oh, bento airoso (Coro) 
Bem pudera Deus nascer (Coro) Total: 10’23’’

Fernando C. Lapa
2. Caminhando vai José (Coro) 02’45’’
3. Pastores que andais na serra (Coro) 03’46’’
4. Eu hei-de m’ir ao Presépio (Coro) 03’03’’
5. Alegrem-se os céus e a terra (Coro) 01’41’’

Fernando Valente
6. Nesta noite venturosa (Coro) 04’54’’
7. Um pastor vindo de longe (Soprano e Coro) 06’30’’
8. O Menino está deitado (Soprano e Coro) 03’08’’

Eugénio Amorim
9. Introdução 01’19’’
10. Ó pastores do monte e prado (Coro) 02’34’’
11. O Menino está dormindo (Coro) 04’17’’
12. Menino Jesus à lapa (Soprano e Coro) 02’56’’
13. Do varão nasceu a vara (Coro) 03’13’’

Tempo Total: 50’33’’


Ref.: NUM_1112



Sem comentários:

Enviar um comentário