segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fernando Girão - Outros Fados




I-Tunes:

Com este Compact Disc, Fernando Girão regressa, por assim dizer, às suas origens, com um trabalho sobre o fado que, segundo Carlos do Carmo, representa uma "viagem às raízes (do fado)... passando pelos ritmos que nos recolocam perante as eternas dúvidas da (sua) origem". Em "Outros Fados", Fernando Girão interpreta seis temas de sua autoria e reinventa quatro fados clássicos, entre os quais "Sardinheiras" composto por seu pai Fernando de Freitas e com letra de João Linhares Barbosa. Neste CD, Fernando Girão conta ainda com a participação do guitarrista Arménio de Melo, que confere uma nova dimensão da guitarra portuguesa fora do contexto tradicional do fado. Por este disco passam sons do Brasil, América, África e, evidentemente, de Portugal. BIOGRAFIA: O pai de Fernando Girão, Fernando de Freitas, guitarrista e compositor da melhor tradição do fado, acompanhou, ainda jovem, Amália Rodrigues ao Brasil, onde conheceu Maria Girão, uma cantora de 18 anos, oriunda da Baía. Quando mais tarde decidiram casar, o casal mudou-se de Lisboa para o Rio de Janeiro. As carreiras do casal prosseguiram, e Maria Girão gravou um total de 14 álbuns. Desta união nasceu Fernando Girão, na cidade de S. Paulo. Permanentemente rodeado de música, Fernando Girão foi educado no Rio de Janeiro, onde permaneceu até aos 17 anos. Tendo aprendido guitarra com o pai, Fernando Girão começou a cantar em diversos grupos de rock, desde os seus 14 anos. Quando os pais se separaram, Fernando Girão decidiu voltar com o seu pai para Lisboa, onde rapidamente se inseriu na cena do rock local, fundando o grupo Pentágono. Após dissolução do grupo, Fernando Girão juntou-se aos The Heavy Band, que viajaram para Angola, onde permaneceram, e gravaram vários álbuns ao longo de três anos. Esta experiência em Angola permitiu-lhe estudar a música e os ritmos de África, que viriam a influenciar o seu estilo de composição e vocalização. Depois de uma curta passagem por Lisboa, Fernando Girão procurou retomar a sua carreira fora de Portugal, passando alternadamente por Paris e pelo Brasil. Neste período, a sua música reflectia o seu crescente fascínio pelos sons do Brasil e pelo Jazz americano. Regressado do Brasil, Fernando Girão decidiu ir viver para Madrid, onde começou a desenvolver a sua faceta de songwriter, compondo e produzindo gravações para vários artistas espanhóis e portugueses, ao mesmo tempo que desenvolvia a sua carreira como artista a solo. Em 1992, Fernando Girão deslocou-se aos Estados Unidos da América para concretizar uma série de espectáculos em vários clubes de jazz, na cidade de Los Angeles.

Informações detalhadas:

Intérprete(s)
Fernando Girão (voz, guitarras acústicas, teclados e percussão) Arménio de Melo (guitarras portuguesas) / Miguel Braga (teclados) / Felipe Larsen (baixo) / ZéZé N'Gambi (bateria) / Dálu (percussão) / João Maló (guitarra electrica) Tó Leal, Isabel Campelo, Guarani Girão, Vera, Gustavo Sequeira e Silvia Lima coros nos temas \\"A nossa vida é um fado "e Deusa do prazer"


Compositor(es)
Fernando Girão Fernando Carvalho e Anibal Nazaré em "Tudo Isto é Fado" Leonel Vilar e Joaquim Pimentel em "Júlia Florista" Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança em "Ou Tarde ou Cedo" Fernando Freitas e João Linhares Barbosa em Sardinheira"


Obra(s)
A nossa Vida é um Fado / Nas flores pintei o teu nome / Eu só sei viver assim / Deusa do prazer / Tudo isto é Fado / 0 teu nome eu vou levar / Julia Florista / Mulher (alma) / Ou tarde ou cedo / Sardinheira


Ref.: NUM_1014




Sem comentários:

Enviar um comentário