sexta-feira, 15 de abril de 2011

Henk van Twillert - FADO - Saudade

I-Tunes:

O saxofonista Henk van Twillert estudou no "Sweelinck Conservatory" em Amsterdão, com Ed Bogaard. Completou os seus estudos de Saxofone Barítono com "distinção". É actualmente um dos Saxofonistas mais conceituados da Europa.



Em 1979 foi co-fundador do Quarteto de Saxofones de Amsterdão. Este quarteto efectuou várias, e bem sucedidas "tournées" por todo o mundo actuando com conceituados músicos, incluindo Hans Dulfer, Han Bennink, Daniël Wayenberg e Jaap van Zweden.



O Quarteto de Saxofones de Amsterdão actuou no concerto de encerramento da EXPO' 98 em Lisboa e na inauguração da Arena stadium em Amsterdão. Em conjunto com o Coro de Câmara Holandês executou a Ópera "Gershwin in Blue".


Conheceu Fernando Valente (faleceu 1998) e o seu quarteto em 1989 durante um concerto em Coimbra. Após o que iniciaram uma intensa colaboração (workshops, masterclasses e concertos). Ambos podem ser considerados fundadores da Escola de Saxofones Portuguesa. Isto resultou na criação do Departamento de Saxofones do Porto (ESMAE) em 1999. Juntamento com o Quarteto de Saxofones de Amsterdão, Fernando Valente gravou o CD, "Encontros".

Desde 1993 que o saxofonista barítono Henk van Twillert actua como solista com o Quinteto de Solistas de Amsterdão.
Esta cooperação resultou num enorme sucesso dos quais se destacam as produções: Tango, uma homenagem a Astor Piazzolla, com a violinista Sonja van Beek, a Homenagem a Heitor Villa-Lobos e aos "Great Americans" com a violinista Emmy Verhey.
Recentemente Henk van Twillert terminou um CD único com as Suites para violoncelo de Johan Sebastian Bach, executadas em saxofone barítono.

Inspirou vários compositores a escreverem música para saxofone barítono. Compositores como Chiel Meijering, Gijs van Dijk, João Pedro Oliveira, Carlos Marques, Virgílio Melo e Anke Brouwer escreveram peças contemporâneas especialmente para ele.
Formou um duo com o pianista Tjako van Schie, cujo repertório varia da música clássica à música contemporânea. Na próxima temporada vão gravar um CD com obras de Rachmaninov.
Neste momento é professor de saxofone no Conservatório de Amsterdão e na Escola Superior de Musica e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE).
É Maestro da Orquestra de Saxofones Portuguesa. 


Informações detalhadas:


Intérprete(s)

Henk van Twillert - saxofone barítono

Carlos do Carmo - voz



Quinteto de Solistas de Amsterdão - violino (2) / viola / violoncelo / baixo



Compositor(es)
Frederico Valério / Max / Ferrer Trindade / Henk Huizinga / Carlos Paredes / Martinho d\\'Assunção / António Vitorino d\\'Almeida


Obra(s)
1. Fado Amália (Fado meu)
2. Nem às Paredes Confesso
3. Ilusão
4. Canção Verdes Anos
5. Titi
6. Canção
7. Balada para uma Velhinha
8. Discurso de Carlos do Carmo
9. Fado do Campo Grande
10. Saudades


Ref.: NUM_1094



Sem comentários:

Enviar um comentário