quinta-feira, 26 de maio de 2011

António Victorino D'Almeida - MÚSICA DE CÂMARA


I-Tunes:

"Como objecto discográfico em si, este extenso trabalho não desilude as melhores expectativas. A óptima qualidade técnica de gravação e montagem e o alto nível artístico das interpretações instrumentais são factores que também contribuem para a credibilidade do produto final.

O corolário é simples: acaba de ver a luz uma das mais importantes realizações de sempre na discografia de matriz autoral portuguesa."

Alejandro Erlich-Oliva

Lisboa, 25 de Abril de 2003


Informação detalhada:


NOTAS DO AUTOR
Dedico estes três CD’s ao meu Pai, que poucas destas obras pôde ainda escutar em vida.
A ele eu devo tudo aquilo que terei de bom - e tudo aquilo que, de mau, me terei livrado.
Entretanto, há várias pessoas a cuja amizade e também a cujo trabalho esta amostra da minha música de câmara muito ficou a dever para que hoje seja uma realidade.
Refiro-me obviamente aos músicos que a executaram, aos copistas que a copiaram, aos técnicos que a gravaram e à editora que a editou, na pessoa do Fernando Augusto Rocha, meu amigo e dedicado colaborador.
Sem a sua ajuda e preciosa participação, tudo isto continuaria a só existir numa gaveta, ao lado do outro tanto - e muito mais - que lá se encontra.
Quero obviamente agradecer ao ex-Ministro da Cultura, Dr. Manuel Maria Carrilho, o despacho que permitiu a concessão da verba graças à qual todas estas obras puderam deixar de estar escritas à mão, foram copiadas em computador e, a partir daí - e só daí - puderam ser convenientemente lidas e executadas pelos intérpretes.
Também presto uma palavra de justo reconhecimento a uma personagem de ficção - de seu nome, Coronel Bombarda... - que ajudei estranhamente a criar num programa de televisão e que retribuiu com os meios pecuniários indispensáveis para subsidiar a maior parte do trabalho de gravação e montagem.
E mais não direi sobre essa figura, bastando que alguns entendam a mensagem que aqui envio...
Entretanto, tudo isto determina, uma outra dedicatória a quatro figuras - essas reais - que, cada uma à sua maneira, e sempre no momento oportuno, colaboraram de uma forma inestimável na concretização deste projecto:
À minha mulher, Sybil, à Bárbara Guimarães, à Maria o Céu Guerra e à Madalena Garcia Reis.
Quanto às peças escolhidas, a selecção nem sempre obedeceu a um critério de especial preferência - pois muitas outras obras há que desejaria arrancar à penumbra da gaveta -, mas sim a circunstâncias várias de momento, tendo especialmente em contas a disponibilidade ocasional dos músicos, dos estúdios e das cópias prontas.
Limito-me assim a fornecer algumas curtas referências acerca das razões que mais terão determinado cada uma destas composições.
CD I
1. Meditações irrequietas sobre um dia de Abril, op. 50
2. “Un rêve d’un rêve” op. 38
3. O gato Barnabé, op. 46
4/9. O cerejal, op.60
10. À memória do meu sotão, op.120
11. Inquietação na pandeireta, op.122



CD II

1. Dom João e a máscara, op.80

2. The woman in the moon, op.110

3. Fragmento II, op.71

4/10. Música antiga, op.37

11/13. Três Bagatelas, op.29, op.117, op.125

14. O número do trapézio, op.73




CD III

1. Piaf, op.69

2/4. Sonata para violeta e piano, op. 94

5/9. Sonata para trompa e piano (Wiener Sonate”), op.98


Ref.: NUM_1109 - CD TRIPLO


Voltar à página


Sem comentários:

Enviar um comentário