segunda-feira, 2 de maio de 2011

EMMANUEL NUNES - Épures du serpent vert II / Duktus

REMIX ENSEMBLE



I-Tunes:

"Apresentado por Frank Madlener (director do IRCAM - Centre Pompidou) o segundo CD do Remix Ensemble é inteiramente dedicado a Emmanuel Nunes. Em Novembro de 2006, Duktus e Épures du serpent vert II foram alvo da primeira gravação mundial que decorreu na Casa da Música sob a direcção de Peter Rundel, titular do Remix. O lançamento deste novo álbum editado pela Numérica é integrado na retrospectiva da obra de Emmanuel Nunes levada a cabo na presente temporada e no âmbito da residência artística que o compositor realiza na Casa da Música em 2007. Épures du serpent vert II resultou de uma encomenda da Casa da Música e foi estreada pelo Remix Ensemble, em Fevereiro de 2006, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. O CD será apresentado em Estrasburgo no final do mês de Setembro, aquando do concerto "Portrait Nunes" que o Remix Ensemble realiza no "Festival Musica". 


Promotor: Casa da Música


Informação detalhada:


Remix Ensemble
O Remix Ensemble é o agrupamento de música contemporânea da Casa da Música. Desde a sua formação em 2000 já apresentou em estreia absoluta mais de cinquenta obras. O eclectismo do seu repertório estende-se em incursões pela música cénica, acompanhamento de filmes, dança e jazz, a par da promoção de numerosos workshops com compositores como António Pinho Vargas, Brice Pauset, Emmanuel Nunes, Frédéric Durieux, Heiner Goebbels, Iris ter Schiphorst, James Dillon, Keiko Harada, Luís Tinoco, Magnus Lindberg, Mark-Anthony Turnage, Rolf Gupta, Rolf Wallin, Bernhard Lang, Mário Laginha, Matthias Pintscher e Harrison Birtwistle. Até ao presente, já dirigiram o Remix Ensemble os maestros Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson e Emilio Pomàrico, entre outros. No plano internacional, o Remix Ensemble apresentou-se no Festival de Valência e no encerramento das capitais europeias da Cultura em Roterdão (2001), no Huddersfield Contemporary Music Festival (2003), no Festival Musica de Estrasburgo (2004 e 2006) e no Teatro Odéon em Paris (2005) onde apresentou a ópera de James Dillon, Philomela, no Auditório de La Pedrera em Barcelona (2004 e 2006), numa residência artística no IRCAM, nos Festivais Ars Musica (Bruxelas/Antuérpia, 2006), Musicadhoy em Madrid, Festival de Outono de Budapeste e Théâtre des Bouffes du Nord em Paris (2006). A actuação do Ensemble em Philomela foi distinguida pela crítica do Financial Times, que sublinhou que \\"o Porto tem no Remix Ensemble um excelente agrupamento contemporâneo\\", enquanto Le Monde de la Musique assinalava a \\"interpretação notável [...] do Remix Ensemble\\". Em 2004 foi editado o primeiro CD duplo do Remix Ensemble, com gravações ao vivo e em estúdio de obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Staud e Nunes.
Em 2007, apresenta-se nos países nórdicos (Nordic Music Days, Suécia), numa digressão em França com a ópera Medea de pascal Dusapin, em Viena (Wien Modern) e leva a cabo uma retrospectiva da obra de Emmanuel Nunes (Portrait Nunes) no Festival de Estrasburgo (Setembro) e na Fundação Gulbenkian.
Bryan Ferneyhough, Helmut Lachenmann, António Pinho Vargas (gravação de CD), Mauricio Sotelo e Emmanuel Nunes fazem parte dos compositores que colaboram com o Remix Ensemble em 2007, sendo que ao longo deste ano estão agendadas estreias de obras de Cândido Lima, Georges Aperghis, Per Nørgård, Miguel Azguime, Nuno Côrte-Real, António Chagas Rosa, Vasco Mendonça e Georg Friedrich Haas. Peter Rundel é o maestro titular do Remix Ensemble.


Músicos Remix - Composição da orquestra:

Peter Rundel direcção musical 
Angel Gimeno violino I 
José Pereira violino II
Trevor McTait viola 
Oliver Parr violoncelo 
António A. Aguiar contrabaixo 
Stephanie Wagner flauta 
José F. Silva oboé 
Vítor J. Pereira clarinete 
Roberto Erculiani fagote 
Simon Breyer trompa 
Gary Farr trompete 
Simon Cowen trombone 
Mário Teixeira percussão 
Manuel Campos percussão 
Jonathan Ayerst piano


Ref.: NUM 1153



Sem comentários:

Enviar um comentário