terça-feira, 3 de maio de 2011

JOÃO VICTOR COSTA - Obras para piano

ROBERT ANDRES / HONOR O'HEA - piano


I-Tunes:

Editado com o patrocínio do Funchal 500 anos, no âmbito das comemorações dos 500 anos da cidade, este CD reune obras para piano e piano a 4 mãos do compositor João Victor Costa e é interpretado pelo pianista Robert Andres, juntamente com a pianista Honor O\'Hea nas peças a 4 mãos.

Informação detalhada:


JOÃO VICTOR COSTA - Obras para piano

"Neste ano 2008, em que o Funchal comemora 500 anos de Existência como cidade, é-me muito grato ter a oportunidade de apresentar este cd, com peças da minha autoria para piano a duas e quatro mãos. Foi um critério muito prético que presidiu à escolha das mesmas, contemplando em grande parte, temas tradicionais madeirences em forma de diversas variações elaboradas com características diversificadas, relacionadas com a multiplicidade das camadas populares da Madeira, vistos sob a minha observação através dos anos.
Três são os temas escolhidos: Bailinho da Madeira com oito variações a duas mãos; o Xaramba e o Baile dos Calções (Porto Santo). Estes dois últimos temas compõem-se por exposição e cinco variações cada, elaborados para execução a quatro mãos.
Em cada variação, de cada tema existe sempre algo de comentário, a um ou outro aspecto social visto sob um prisma pessoal. Sendo impossível discorrer sobre o assunto, por falta de espaço, apenas quero referir três das variações sobre o Xaramba, uma delas, segunda variação, exprime um Xaramba atrevido que parece sem escrúpulos sobre tudo e todos, enquanto a terceira variação, comenta um Xaramba embriagado. Em contrapartida, a quarta variação apresenta um Xaramba moribundo na sua fase arrependida e final.
Quanto ao restante programa foi gentilmente escolhido pelo professor Robert Andres, excelente intérprete de todo o programa; trata-se de peças de carácter diversificado, cada uma das quais elaborada com resultados predefinidos.
De salientar os dois Motos Perpétuos que apresentam, ambos na mão esquerda uma teimosia incorrigível mesmo perante argumentos apresentados pela mão direita, e sempre som mutação evolutiva. Preocupações com os conteúdos harmónicos, só tenho aquelas que o meu feeling procura e a razão aprova.
Agradeço à Comissão do FRUNCHAL 500 ANOS, esta excelente oportunidade, bem como e sobretudo, a dedicação no aprofundamento interpretativo do Prof. Robert Andres bem como de sua esposa, Profª Honor O'Hea."
João Victor Costa



1/9 - Oito Variações sobre o tema \"Bailinho da Madeira\" - 14\'11\'\'

10/14 - Suite Nº 1 em Mi - 16\'\'02\'\'

15/20 - Variações sobre o tema \"Bailinhos dos Calções\" (Porto Santo) (piano a 4 mãos) - 8\'18\'\'
21/26 - Suite Nº 2 em Dó - 17\'14\'\'
27/32 - Variações sobre o tema \"O Xaramba\" (piano a 4 mãos) - 9\'29\'\'
Total: 65\'14\'\'


Ref.: NUM 1168


Sem comentários:

Enviar um comentário