segunda-feira, 2 de maio de 2011

InvictaSax - LLOCR

I-Tunes:

"LLOCR\"

INVICTA SAX – quarteto de saxofone

Hugo Teixeira - Soprano | Fernanda Alves - Alto | Hugo Lopes - Tenor | Manuel Silva - Barítono



Incluído no projecto Numérica, “Antologia de Música Portuguesa”, apoiado pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes, o Quarteto de Saxofone InvictaSax apresenta obras de vários compositores contemporâneos como Cláudio Ferreira, Luis Carvalho, Jorge Prendas e Artur Fernandes (concertina), que também é músico convidado deste Cd.


Informação detalhada:


SAX-SUITE - Luís F. de Carvalho [dur. aprox. 18 min.: 2’/5’/4’/5’/2’]
É minha convicção plena que também da diversidade advém unidade. A pluralidade é, aliás, em minha opinião, sinónimo de maioridade intelectual, e quiçá mesmo a principal característica da Humanidade. Nesse sentido a afirmação que ouvi certa vez proferida por certo famoso compositor contemporâneo espanhol de que a “incoerência estética” como estilo, como “estética” ela própria por assim dizer, não diminua em nada o valor de uma obra, faz para mim todo o sentido, principalmente neste despontar do séc. XXI em que os “fundamentalismos” artísticos estão finalmente ultrapassados, e em que a paleta de opções estilísticas disponíveis ao compositor no momento do acto criativo é mais variada que nunca. Sax-suite é também, por outro lado, a minha pequena piscadela de olho à estética kitsch. Senão de que outra forma poder-se-ia explicar a convivência de mundos sonoros tão diferentes como Bach, o dodecafonismo, Ligeti e um final alla Hollywood numa mesma obra? Tudo isto emoldurado numa forma externa em arco que relaciona o primeiro com o último andamentos, o segundo com o quarto, e em que terceiro funciona como pivot da peça, assim, espero, conferindo a tal unidade decorrente da diversidade de que inicialmente falava.
Tal é a variedade de influências “cozinhadas” nesta suite, e se o resultado que pretendo tiver sido alcançado, espero que dê esta obra tanto prazer a tocar aos músicos e a ouvir aos espectadores, como a mim me deu a criar!


TRIPLE SAX - Jorge Prendas

“Triple Sax” surge a partir do convite feito pelo InvictaSax para escrever uma peça para Quarteto de Saxofones. O título, inspirado numa conhecida bebida espirituosa – Triple Sec, acaba por definir a estrutura e o carácter da peça. A estrutura dos 3 pequenos andamentos (que poderiam ser chamados de prelúdios à maneira de Gershwin) é a sonorização de 3 estados de alma possíveis e diferentes após a ingestão da bebida: o confiante, o melancólico e o eufórico!
“Triple Sax” pretende, acima de tudo, ser um momento de diversão para quem ouve e para quem toca.



SAXOL - Cláudio Ferreira

Saxol é uma pequena peça em quatro andamentos: I-Allegro with movement; II-Presto; III-Lento molto leggatto; IV-Presto.
Inicialmente escrita e dedicada ao quarteto de saxofones SAXa4 (formação da qual faço parte), foi depois oferecida ao “InvictaSax” na pessoa do meu professor e amigo Manuel Silva.
O Primeiro e Segundo andamentos fazem uma pequena alusão à minha infância, representando o gosto pelos comboios, fazendo recordar as minhas curtas viagens na velha linha do “Vale do Vouga”. O Terceiro andamento faz uma ponte desde esse passado distante e saudoso até à minha actual paixão – o Egipto. O Quarto andamento transporta-nos para o mundo misterioso dos faraós, estando este todo escrito na escala tradicional árabe.



7 OBSESSÕES, Para Quarteto de Saxofones e Concertina - Artur Fernandes

Esta obra comporta sete pequenos movimentos (ou danças), correspondentes a cada um dos modos musicais. Em cada um deles explora-se uma determinada obsessão musical. De vários aspectos explorados, destacam-se a linguagem musical clara e simples, os uníssonos entre a Concertina e o Saxofone, os finais sem repouso…
A sequência escolhida para os sete movimentos contribui para o ambiente modal de toda a obra, ao deslocar o modo Frígio para depois do Eólio.
É um trabalho de pesquisa ingénuo e descomprometido e, por isso mesmo, aberto a futuros desenvolvimentos.





Artur Fernandes



1 Llocr 00’35’’



Luís F. de Carvalho



Sax-Suite

2 Praeludium (citação de J. S. Bach) 01’45’’
3 Abstracção Primeira 04’43’’
4 Intermezzo Burlesco 03’57’’
5 Abstracção Segunda 05’11’’
6 Postludium (paráfrase sobre J. S. Bach) 02’18’’



Jorge Prendas



Triple Sax

7 Meio-seco 02’29’’
8 Doce 05’00’’
9 Cocktail 01’05’’



Cláudio Ferreira



Saxol

10 Allegro with movement 01’21’’
11 Presto 01’08’’
12 Lento molto leggatto 01’25’’
13 Presto 01’22’’



Artur Fernandes



7 Obsessões

14 Jon 03’26’’
15 Doric 04’16’’
16 Lid 02’37’’
17 Mixol 02’40’’
18 Eol 03’36’’
19 Frig 03’14’’
20 Locr 02’23’’



Ref.: NUM 1148



Sem comentários:

Enviar um comentário