segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tributo a Benny Goodman





O presente Tributo a Benny Goodman surgiu de um desafio do Festival de Jazz do Valado de Frades (Maio de 2009) por ocasião dos 100 anos do nascimento de Goodman. A organização pretendia uma homenagem ao seu célebre quarteto, pelo que a formação no concerto de estreia foi com Paulo Gaspar (clarinete), Jeff Davis (vibrafone), Óscar M. Graça (piano) e Eduardo Lopes (bateria). Na sequência de apresentações em diversos festivais de jazz, surgiu um convite para tocar na ClarinetFest 09, evento organizado pela Internacional Clarinet Association na Casa da Música na cidade do Porto. Esse concerto já contou com contrabaixo e o quarteto passou posteriormente a quinteto com a integração de Luis Cunha. Não sendo o primeiro tributo ao “Rei do Swing”, bem como de certeza o último, este projeto não pretende ser um reflexo histórico de Goodman, da sua música ou das dezenas de fantásticos músicos que passaram pelas suas bandas, mas sim um perpetuar de uma homenagem à medida de cada um de nós, a uma figura ímpar da música norte-americana do século XX
Benny (Benjamin David) Goodman nasceu em Chicago a 30 de Maio de 1909, tendo falecido a 13 Junho de 1986 em Nova Iorque. Deixou uma marca profunda na História da Música, não apenas na comunidade do jazz, da qual foi uma figura proeminente, mas também na música erudita pois, para além de ser um intérprete conceituado, foi um dos clarinetistas que mais contribuiu para a criação de novas obras para clarinete. Das dezenas de prémios e títulos que recebeu durante a sua carreira de mais de seis décadas, Goodman foi também protagonista a 16 de Janeiro de 1938 do primeiro concerto de jazz realizado numa das catedrais da música erudita nos EUA, o Carnegie Hall em Nova Iorque. Este momento chave na sua vida e na história do jazz, promoveu uma imagem positiva do estilo swing e trouxe um novo nível de reconhecimento para o jazz. 

  1 Oh, Lady Be Good 04’29’’ George Gershwin/Ira Gershwin
  2 Who Cares 04’16’’ George Gershwin/Ira Gershwin
  3 Memories of You 04’51’’ Eubie Blake/Andy Razaf
  4 I’ve Found a New Baby 03’35’’ Spencer Williams/Jack Palmer
  5 Body and Soul 03’57’’ Johnny Green/Robert Sour/Edward Heyman/Frank Eyton
  6 Dinah 02’52’’ Harry Akst/Sam M. Lewis/Joe Young
  7 Moonglow 03’20’’ Will Hudson/Eddie Delange/Irving Mills
  8 Grand Slam 03’37’’ Benny Goodman
  9 All The Things You Are 05’23’’ Jerome Kern/Oscar Hammerstein II
10 Sweet Georgia Brown 02’40’’ Ben Bernie/Maceo Pinkard/Kenneth Casey
11 Stompin’ At The Savoy 04’41’’ Benny Goodman/Chick Webb/Edgar Sampson/Andy Rasaf
12 The Man I Love 04’00’’ George Gershwin/Ira Gershwin
13 After You’ve Gone 02’40’’ Henry Creamer/Turner Layton
14 Avalon 03’39’’ Vincent Rose/B. G. DeSylva/Al Jolson

This tribute to Benny Goodman was a result of a challenge from the Jazz Festival of Valado de Frades (May 2009) on the occasion of the 100th aniversary of Goodman’s birth. The organization intended to pay homage to its famous Quartet, so the formation for the debut concert group was Paulo Gaspar (clarinet), Jeff Davis (vibraphone), Óscar M. Graça (piano) and Eduardo Lopes (drums). Following presentations at various jazz festivals, came an invitation to play at ClarinetFest 09, at Casa da Música in Porto, an event organized by the International Clarinet Association. This concert added a double bass to the ensemble, and the quartet became later a quintet with the integration of Luis Cunha. This is not the first tribute to the \"King of Swing\", and certainly will not be the last. It is not intended to be a reflection of the history of Goodman’s music or of the dozens of fantastic musicians who have integrated his bands, but rather a perpetuation of an homage to a unique figure of the 20th century American music.

Sem comentários:

Enviar um comentário