segunda-feira, 16 de julho de 2012

L'USA - Kiko and the Jazz Refugees





“Quando se ouve (repetidamente) este CD não se acaba triste nem alegre, acaba-se feliz. Kiko é uma das raras vozes (se não a única mas sim a melhor) masculina que se dedica a esta linguagem musical de hoje e de ontem”. 
Quem o escreve é José Duarte e o CD é L’USA, de Kiko, um português nascido nos EUA, para quem a música é a sua verdadeira pátria.
Kiko, de 42 anos, é um dos raros intérpretes masculinos de jazz português, para quem a música não tem fronteiras: ele mistura o seu inglês nativo, a cultura americana do jazz, um toque de blues e de pop, e ainda canta em português.
Além de cantor, Kiko é também compositor: são dele os nove originais, em 11 temas arrebatadores que contam com o virtuosismo dos “The Jazz Refugees”, um combo de excelentes músicos que têm pelo jazz uma enorme devoção.
Os “The Jazz Refuges”, que o acompanham neste disco, são um grupo de músicos de primeira água que integra AP Neves nas guitarras, Carl Minneman no contrabaixo, Telmo Marques nas teclas, Hugo Raro no piano e Bruno Pedroso na bateria.
É com L’USA que Kiko agora se apresenta. Sendo um disco que percorre o jazz, o soul e os blues, pode ser ouvido por qualquer apreciador de música. Merece ser escutado, mesmo por quem gosta de outras músicas…
Reagindo a uma audição privada do disco, disse Duarte Mendonça:
“Trata-se de música “transversal” com forte componente de música “soul” contemporânea numa faixa, e “funky” noutras… enfim, é de indiscutível elevada qualidade aos meus ouvidos, habituados a 60 anos de Jazz!”
RAW, o seu primeiro álbum em nome próprio, de standards, foi considerado pela revista “All Jazz” um dos melhores do ano. Uma outra, a “ Jazz Review” escreveu: “Um sólido começo que serve como aperitivo para aquilo que o cantor é capaz. Ele tem certamente a voz e a técnica”.
Desde que regressou a Portugal, Kiko tem aprendido muito, mas ensinado outro tanto: É Professor de canto, vocal coach e professor de interpretação vocal em variados programas de música na televisão.
Enquanto músico, Kiko integrou bandas como a “Raul Marques e os Amigos da Salsa” ou os “Trupe Vocal”, e formou vários projetos com destaque para os “Blues Hotel”, “Keep Kool” e “Quarteto In Blue”. Além disso, manteve colaborações com os “Mind da Gap”, os “Zoe” e tem sido, com o seu Quinteto, uma presença constante em festivais de jazz e blues.
L’USA, que chega este mês aos pontos de venda, é uma oportunidade única para conhecer o jazz português e para encontrar o prazer num disco que abre com \'Good Times\' e percorre com a mesma facilidade o jazz e blues.

1. Good times (Kiko Pereira)
2. Anger Sold (Kiko Pereira, \"The Genius of the Crowd\" Charles Bukovski)
3. Redemption (Prison Blues) (Kiko Pereira)
4. Subliminal French (music: Telmo Marques, Kiko Pereira; lyrics: Kiko Pereira)
5. Point of View (Kiko Pereira)
6. Brother can you spare me a dime (musica: Jay Gorney; lyrics: Yip Harburg)
7. Acaba dito (Kiko Pereira)
8. Drop (Kiko Pereira)
9. Depois (à noite) (Kiko Pereira)
10. Tired (music: António Mão de Ferro, Kiko Pereira; lyrics: Kiko Pereira)
11. Sábado (musica: Filipe Melo; lyrics: Kiko Pereira, Rui Babine)

Sem comentários:

Enviar um comentário