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quarta-feira, 4 de abril de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
Hoje celebra-se Bach!
Na aquisição do cd Bach - Solo suites I-II-III (NUM 1134),
oferecemos o cd Bach - Solo suites IV-V-VI (NUM 1146)
oferecemos o cd Bach - Solo suites IV-V-VI (NUM 1146)
(portes não incluídos)
Interpretado no violoncelo que foi de Guilhermina Suggia, pelo músico José Pereira de Sousa
Interpretado no violoncelo que foi de Guilhermina Suggia, pelo músico José Pereira de Sousa
terça-feira, 6 de março de 2012
Promoção comemoração aniversário nascimento de Ruy Coelho
Manteremos até final deste mês de março a promoção de comemoração do aniversário de nascimento do compositor Ruy Coelho: Qualquer encomenda de cds Numérica ou PortugalSom que inclua o Cd refª PS5012 "Ruy Coelho- A princesa dos sapatos de ferro / passeios de estio / sonatas para violino 1 e 2" terá o preço unitário de 8 euros + portes de envio.
quinta-feira, 1 de março de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Música de Fredrick Gifford em recital
RECITAL no dia 26 de Fevereiro, às 19h30, na ESMAE: Sala Teresa Macedo
Jesse Langen, guitarra e Shanna Gutiérrez, flauta, apresentam um
recital de música recente de Fredrick Gifford. O programa incluirá uma
selecção de música para guitarra (1997-2010), o duo, Janus (2011), e a
estreia mundial de MOBILE 2012 para flauta solo. Entrada livre.
Os intérpretes são solistas internacionalmente activos que dedicam
grande atenção à música do nosso tempo: ambos são membros fundadores
do aclamado Ensemble Dal Niente, baseado nos Estados Unidos; ambos são
colaboradores frequentes com o compositor e tinham dado as estreias de
vários obras deste programa.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
DIAGNOSIS - Quatro reflexões musicais sobre a profissão médica e o processo de diagnóstico clínico / Four thoughts around the medical profession and the process of clinical diagnosis
Liliana Leal | Lurdes Carneiro | David Silva | Teresa Correia | Luísa Marques | Eliseu Correia | Raquel Costa | Katerina Mikusova | Nuno Arrais | Dr. Freire Soares
DIAGNOSIS - Quatro reflexões musicais sobre a profissão médica e o processo de diagnóstico clínicoDiagnosis é um projecto artístico único e inovador no panorama musical em Portugal, que tem como fonte de inspiração a metodologia da investigação clínica do trabalho desenvolvido pela Medicina em geral, mas mais especificamente pela especialidade de Medicina Interna.
Acima de tudo, a singularidade deste projecto reside no facto, de não ser a Música que se encontra ao serviço da clínica médica, mas pelo contrário, foi a Medicina que deu o mote para a realização de uma reflexão artística, recorrendo à utilização de sons, imagens e conceitos normalmente associadas ao exercício da ciência médica. Neste caso, é a praxis da Medicina Interna que serviu de inspiração para um projecto artístico, dando origem a uma obra que junta duas realidades distintas e essenciais da actividade do Homem, reunidas no único e singular universo da música.
Desde os gregos e recuperado durante o Renascimento, os grandes pensadores, como Marsílio Ficino, acreditavam na ligação estreita e imprescindível entre a Música e a Medicina, como meio entre a alma e o corpo. Supunha-se que a Música possuía poderes curativos para diversas moléstias prevalecentes naquela época, como por exemplo a peste. No séc. XVII, em plena época do racionalismo cartesiano de Descartes, desenvolveram-se algumas correntes de pensamento que reforçaram a crença da eficácia do poder curativo da música nas chamadas “doenças das mulheres” ou na melancolia (a bílis negra).
Acreditava-se que a música afectaria artérias e órgãos vitais de uma forma muito directa. A percussão, por exemplo, pelo seu poder mecânico de movimentar a elasticidade do ar, teria a capacidade de ultrapassar a resistência dos nervos, o que seria útil para pacientes inconscientes ou impossibilitados de ouvir. Os médicos acreditavam na correlação directa entre o ritmo e o tempo na música e a força e o batimento da pulsação cardíaca.
Por outro lado, a influência da Música nos humores e na pulsação era também manipulada por compositores como Monteverdi e Vivaldi, entre outros, para benefício das suas audiências.
Apesar dos enormes avanços da Ciência e da Tecnologia, à profissão médica continua a estar inerente, uma das relações mais exclusivas e intimistas do ser humano - a dedicação e o cuidado ao outro, tornando o processo de diagnóstico, um dos testemunhos mais fortes, importantes e reveladores dessa ligação. Em todos as etapas, que compõem a História Clínica, da anamnese ao exame físico, passando pelos diagnósticos diferenciais, todas elas são dimensões específicas de um processo, que revelam em si, a importância da sensibilidade do Médico no uso sábio e atento de todos os sentidos, aos quais este deve recorrer para observar, reconhecer sintomas e identificar sinais, interligando-os analiticamente em diferentes diagnósticos diferenciais, para uma síntese final de afirmação de um diagnóstico.
Como o Internista, o Músico recorre ao mundo sensorial no seu processo criativo. Esta peça procura precisamente explorar e recriar a relação do Clínico Médico com o doente, através do ver (mais do que o olhar) para o observar, tal como o músico observa um instrumento, antecipando a visão e a sonoridade dos sons e harmonias que dele quer extrair. O médico palpa e toca no doente para perscrutar o seu interior, assim, como o músico sente e reconhece o instrumento enquanto o toca.
A aptidão de desenvolver capacidades clínicas, através da percepção de pequenas nuances de sons produzidos no interior do doente, as suas características sonoras, sequências e ritmos, encontra o seu paralelo na sensibilidade do músico – compositor ou executante – para pequenas diferenças de tom, timbre ou melodia nas quais pode ser possível reconhecer a individualidade única e irrepetível do autor / executante.
Estas reflexões motivaram e inspiraram a criação de uma peça musical, Diagnosis, para dez instrumentos – violino, viola-d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, fagote, trompete, trombone e percussão - tendo como elemento comum e basilar, a sensibilidade e a necessidade do constante desenvolvimento e aperfeiçoamento destas duas expressões de arte: a Medicina e a Música.
Daniela Rodrigues
Ref.: NUM 1223
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